quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Óleo em Biodiesel.. como assim?


Já pensou em transformar óleo de cozinha em um combustível degradável? Pois é, parece que os alunos do curso de Engenharia da University of Delaware já pensaram.

Eles produzem Biodiesel a partir do óleo de cozinha para a frotda de ônibus da própria universidade.
Apesar das novas tecnologias para o benefício do meio ambiente como os trólebus modernos, ônibus a gás natural, a etanol, elétricos puros com bateria, elétricos híbridos, algumas tecnologias mais simples também produzem bons resultados.

E com esse pensamento, os alunos de engenharia da universidade de Delaware, após receberem um processador de biodiesel, em 2010, por James Seferis, desenvolveram o projeto UDiesel, onde eles veem obtendo bons resultados.

O processo de transformação do óleo de cozinha é chamado de “transeterficação”, e consiste na separação da glicerina do óleo. Após a separação, o combustível pode substituir o diesel sem alterações significativas na configuração do motor e de outras peças do ônibus.
A máquina consegue transformar de 130 a 150 litros de óleo de cozinha em 100 litros de biocombustível, além de 11 litros de glicerina. Por semana eles conseguem fazer em torno de 42 litros para mover a frota de ônibus.

E aí será que dá pra implementar isso aqui no Brasil???
Fonte: Superinteressante

Beijos estaladéééééésimos,
Ana Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário